ACD Azagães com aspirações elevadas na 1.ª Divisão e na Taça de Aveiro de futsal

A época que marcou o regresso da ACD Azagães à 1.ª Divisão Distrital de futsal pode até ter sido positiva, mas o clube de Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis, já pensa no que aí vem e em melhorar os registos da temporada transata, garante o seu treinador, Marcelo Rodrigues, que aponta ao top 5 no campeonato e à Final 4 na Taça de Aveiro.

Cinco anos depois da última participação, com um interregno de um ano na atividade da equipa sénior que a fez recomeçar na 2.ª Divisão Distrital em 2021, a ACD Azagães confirmou os seus pergaminhos no futsal aveirense ao terminar o principal campeonato distrital na sexta posição.

“O ano passado foi de sustentação, depois de termos subido de divisão. O campeonato foi competitivo e a nossa classificação foi, de certa maneira, positiva”, considera Marcelo Rodrigues, que lembra que “o Azagães já foi campeão distrital e esteve nos campeonatos nacionais”, o que o faz elevar a fasquia para a temporada 2024/2025.

“Melhorámos um bocadinho o plantel no sentido de fazer uma melhor classificação no campeonato. Sabemos que vai haver equipas com outro poderio financeiro e em termos qualitativos, mas o nosso objetivo passará sempre pelos cinco primeiros lugares”, assegura o treinador, que elogia a estrutura “extremamente responsável e competitiva” do clube.

A ambição é igualmente elevada quando, em questão, estão as aspirações na Taça de Aveiro, “uma competição em que qualquer equipa quer sempre lutar para estar na Final 4”. “Um dos nossos objetivos internos é, pelo menos, estarmos entre os quatro melhores. Depois de lá estar, qualquer um é candidato. Temos qualidade para isso, sabendo que os sorteios fazem muito a diferença e que são jogos diferentes dos do campeonato”, explica Marcelo Rodrigues.

Reforçando alguns setores tidos como deficitários, “nomeadamente alas e pivôs”, o técnico optou por desenhar “um plantel mais curto” relativamente ao da época passada, “com 14 jogadores, que permita dar oportunidades aos jovens” da recém-criada equipa de Sub-20, “para os motivar e para começarem a crescer”.

Elogiando uma 1.ª Divisão Distrital em que “a qualidade é alta e há muita visibilidade”, Marcelo Rodrigues acredita que o campeonato se desenrolará “à imagem do anterior, muito competitivo até à última jornada, na luta pela fuga à descida”. “No ano passado, os primeiros perderam muitos pontos com as equipas de baixo. Foi por aí que o campeonato foi mais competitivo e penso que este ano será novamente um bocadinho assim”, completa.

Plantel da ACD Azagães
Guarda-redes:
Ferro e Pedro Silva;
Fixo: Matic, Pedro Laranjeira e Filipe Oliveira;
Ala: João Quaresma, Cristiano Santos, Daniel Avelar, Leandro Silva e Messi;
Pivô: João Paiva, Vasco Tavares e Pedro Marques;
Universal: Tiago Bastos.

Fotografia
Associação Cultural e Desportiva de Azagães

10 de Agosto de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas