Academias AFA: Rigor, disciplina e honestidade são as bases da AD Sanjoanense

Um crescimento com base em valores bem sustentados. A AD Sanjoanense vem registando evolução positiva no passado recente e, para Élio Almeida, isso "é sinal de que os atletas procuram o clube para praticar desporto e, para além disso, para estarem num clube competitivo e com larga tradição no futebol nacional".

Segundo o coordenador, "nos últimos anos, a AD Sanjoanense tem trabalhado para melhorar as suas condições, os seus recursos humanos", o que resultou num aumento do número de jovens jogadores.

"A verdade é que temos crescido em número de atletas, sabendo que não é a quantidade que traz qualidade. A nossa ideia é não crescer mais do que aquilo que podemos, mas termos um número de atletas ao qual consigamos dar um serviço de qualidade ao nível do treino", explica o responsável, acrescentando que a estrutura diretiva procura "trazer os melhores treinadores, dar as melhores condições de trabalho e ter pessoas qualificadas nas suas funções".

"Acho que temos dos melhores treinadores a trabalhar na formação em Aveiro e penso que isso pode fazer a diferença no futuro", complementa, afiançando que esse é um fator diferenciador em relação a "outros clubes da zona".

Com base em valores bem definidos, Élio Almeida garante que os mesmos são passados aos atletas "desde início". "Os nossos principais valores são o rigor, a disciplina dos próprios atletas e a honestidade. Queremos que os nossos atletas tenham estes valores e saibam que não podem falhar. Incutimos regras que têm de ser cumpridas e, para nós, isso é fundamental. Que os atletas sigam as regras e tenham esses valores, é mais importante do que qualquer vitória", garante, lembrando que "a AD Sanjoanense tinha 270 atletas quando esta direção e esta coordenação chegaram ao clube, há cinco anos".

Uma das ideias em cima da mesa para o futuro passa pela criação da vertente feminina de futebol no emblema de São João da Madeira. "É algo em que já pensámos e sobre o qual já falámos algumas vezes internamente. Mas a verdade é que acreditamos que só podemos entrar no futebol feminino se tivermos condições para criar essas equipas", diz, à AFA TV.

"O que vemos, hoje em dia, são clubes a ter equipas de futebol feminino procurando o suporte financeiro que atualmente é dado a essas equipas. Mas não podemos ter equipas femininas a treinar a partir das 21h00 e a sair às 23h00, nem fazer uma equipa se não tivermos campos para treinar, um balneário com condições ou uma fisioterapeuta destacada. Acredito que, em breve, poderemos começar a ter futebol feminino na AD Sanjoanense, mas, antes disso, teremos de ter condições para o fazer. Não aceitamos criar uma equipa sem condições", justifica.

Para já, a intenção é de colocar o futebol de formação da AD Sanjoanense em patamares superiores de competição. "(Quando chegámos) Todas as equipas estavam no Campeonato Distrital e já conseguimos subir a nossa equipa de Iniciados. Não podemos negar que a nossa ambição é que os Juvenis e Juniores subam ao Campeonato Nacional, porque é o lugar que merecem e no qual devem estar, trabalhando para ter equipas A e B competitivas. Por isso é que temos as nossas equipas B nos primeiros lugares dos respetivos campeonatos", aponta Élio Almeida.

Contudo, não só pelos resultados se traçam os planos dos próximos tempos. "Acima de tudo, queremos ter atletas que gostem de estar no clube, que gostem cada vez mais da camisola que vestem. E queremos continuar a ser uma referência no futebol de formação, até porque foi daqui que saíram vários atletas que estão nos principais campeonatos, o que, para nós, é mais importante do que vitórias", conclui o coordenador.

Fotografia: ADS Futebol Formação

11 de Março de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas