Academias AFA: Dupla avaliação de quatro estrelas do CD Feirense é "sinal de qualidade que a FPF atesta"

O CD Feirense é o único clube em Aveiro a ter conseguido, na última época, uma avaliação de quatro estrelas tanto no futebol masculino como no feminino, no processo de certificação como Entidade Formadora desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol. Isso é “prestigiante para o clube, para a cidade e para a Associação de Futebol de Aveiro”, acredita Manuel Teixeira, dirigente do emblema de Santa Maria da Feira.

No futebol masculino, o CD Feirense conta com perto de 350 atletas espalhados pelos diferentes escalões etários, os quais se juntam 130 jovens futebolistas na vertente feminina.

“Tem muita importância termos a avaliação de quatro estrelas, pelo trabalho desenvolvido pelo clube”, defende Manuel Teixeira, com Paulo Lima, responsável pelo futebol feminino dos 'fogaceiros', a notar que essa avaliação “aumenta a responsabilidade e é um sinal da qualidade do nosso futebol feminino, que a Federação Portuguesa de Futebol atesta”.

“Somos reconhecidos como tendo uma das melhores formações no futebol feminino. É para isso que trabalhamos, para cada vez estarmos melhores. Temos os escalões todos de futebol feminino no clube e a tendência será sempre aumentar”, sublinha Paulo Lima, notando que “a certificação veio ajudar a organizar um bocadinho mais o clube, a ver com outros olhos certas situações que não estavam devidamente ponderadas”.

Manuel Teixeira acrescenta que o processo de certificação “trouxe uma coisa muito importante, o facto de termos de ser mais exigentes”, dando como exemplo a evolução registada no posto médico do clube: “Está muito superior. Já temos material e condições. É uma mais-valia muito grande”.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

22 de Março de 2025