Academias AFA: CD Feirense fez história com Certificação de cinco estrelas

O processo de Certificação de Entidades Formadoras é, sabe-se, complexo, mas possibilita aos clubes que estes se munam de um vasto conjunto de valências e ferramentas que promovem a evolução. Na mais recente distinção, o destaque natural foi para o CD Feirense, único emblema da Associação de Futebol de Aveiro agraciado com as cinco estrelas, patamar de eleição.

“É evidente que nos sentimos orgulhosos por sermos um clube de cinco estrelas na formação. Infelizmente, para o distrito de Aveiro, somos os únicos. É importante que a formação, em todo o país e nomeadamente no nosso distrito, possa continuar a crescer, dando continuidade ao trabalho muito bom que tem sido feito em quase todos os clubes aveirenses”, sublinha Rodrigo Nunes, presidente do CD Feirense, que destaca um percurso iniciado “em 2004” com “a melhoria das instalações desportivas, o investimento nas infraestruturas e a tentativa de encontrar os melhores formadores, os melhores treinadores para trabalharem com a formação”.

“Com as infraestruturas que temos, conseguimos, com muito trabalho e dedicação, chegar à formação cinco estrelas em 2022, que é o topo em Portugal”, salienta o dirigente, na mesma linha de Manuel Teixeira, diretor geral do futebol de formação do clube, que não esconde que a distinção se traduz em “muita responsabilidade e muito trabalho”. “Temos que ser um exemplo no distrito e trabalhar para sermos cada vez melhores”, diz.

Em declarações à AFA TV, os dois responsáveis são claros: as cinco estrelas são motivo de muito orgulho, mas o objetivo do CD Feirense passa por continuar a desenvolver-se nas suas diferentes vertentes.

“Queremos crescer mais. A ambição é ter mais atletas com qualidade, principalmente nos escalões de base. Vamos trabalhar nas escolas para podermos criar, desde a base, atletas que possam chegar a campeonatos nacionais”, aponta Manuel Teixeira, assegurando que “o futebol feminino é uma aposta clara do clube”.

A ideia é corroborada por Rodrigo Nunes, que antecipa que o emblema de Santa Maria da Feira pretende “continuar a aumentar as instalações, apesar de já ser uma referência a nível nacional”.

“Temos atualmente cinco campos relvados para a nossa formação e queremos construir mais dois. Queremos ainda aumentar os nossos balneários, principalmente para o feminino, e construir um pavilhão para retomar a modalidade do futsal, para além de um espaço para o futebol de praia. A intenção é de aumentar o número de atletas inscritos na Associação de Futebol de Aveiro e precisamos dessas duas modalidades”, explicou, assumindo que “é importante para o CD Feirense ter a possibilidade de dar às pessoas a oportunidade de praticarem outro desporto que não seja o futebol”.

Sobre a aposta no futebol feminino, o presidente recorda que o projeto se iniciou “há dois anos”, mas vinca que a estrutura se “enche de grande satisfação” por ver o CD Feirense ter-se tornado “o maior clube do distrito em número de atletas femininas”.

“É um trabalho feito por muita gente, liderado pelo Paulo Lima, com a atenção e a preocupação do presidente e do clube. Aproveitamos, mais uma vez, as excelentes instalações que temos. Podemos ter um número considerável de atletas de todos os géneros porque temos excelentes condições, com dimensões que nos permitem ter quase meio milhar de atletas a praticar futebol”, reforça.

Num clube que, segundo Manuel Teixeira, se destaca “pela ambição, pela mística e pela cultura de querer que tem” e onde “a atitude é fundamental”, o futuro, completa Rodrigo Nunes “é dar continuidade à caminhada que começou em 2004 e que pode não ter fim”.

“Há sempre qualquer coisa que falta e que deve ser melhorada para darmos as melhores condições ao clube e aos atletas. Queremos continuar, se possível, a ser um clube formador cinco estrelas”, sustenta a figura maior dos fogaceiros.

4 de Fevereiro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas