Academias AFA: ACR Vale de Cambra tem a prática desportiva como princípio

Promover a prática desportiva e alcançar resultados através do bom trabalho desenvolvido pela formação. São estes os desígnios da ACR Vale de Cambra, um dos clubes de destaque no que respeita ao número de atletas na vertente de futsal.

"Faz parte dos princípios da ACR Vale de Cambra o fomento da atividade desportiva, não só no futsal, mas também no atletismo e no basquetebol. O fomento desportivo faz parte da natureza do clube e o futsal acaba por se destacar, também em função dos resultados desportivos, o que faz com que exista forte adesão", começa por explicar Carlos Ilídio, coordenador da modalidade no emblema de Vale de Cambra, em declarações à AFA TV.

Para o responsável, "as condições, os treinos com mais de uma hora" e ainda o facto de estar "no Campeonato Nacional de Iniciados, o que acaba por atrair atletas de escalões mais baixos, que têm o desejo de eventualmente participar na prova", são fatores diferenciadores do clube. "Isso tem sido uma alavanca para que apareçam novos jovens, como aconteceu este mês, em que inscrevemos mais três ou quatro jogadores que apareceram para praticar desporto", sustenta, assegurando que a formação valecambrense tem "a estrutura necessária para o número de atletas" de que dispõe.

"A gestão é feita tendo em conta os três locais de treino de que dispomos, o que facilita a nossa tarefa, porque, sem isso, seria mais difícil. Temos tido a colaboração da autarquia, que nos faculta condições, em termos de instalações, para treinos e o mais difícil até acabam por ser os jogos, que são muitos para um só pavilhão que também recebe o hóquei em patins. Mas, com a boa vontade de todos os envolvidos, isso acaba por ser ultrapassado", destaca Carlos Ilídio, que não esconde a possibilidade de criação de uma equipa feminina para aumentar a oferta e a diversidade na ACR Vale de Cambra.

"Há essa possibilidade. Já temos atletas femininas nas equipas masculinas e existe a hipótese de se criar uma equipa feminina para dar continuidade às jogadoras que temos. Não será no imediato, mas num processo de continuidade e com a captação de mais atletas", aponta.

As linhas mestras estão traçadas e, no futuro, a intenção parssa por manter os princípios que norteiam a ação do clube. "Essencialmente, a prática desportiva e de futsal da juventude das crianças de Vale de Cambra é o princípio base. Depois, queremos ter uma equipa sénior que seja a continuidade da formação. Esse é o nosso foco no que diz respeito à equipa sénior. Tem de dar continuidade à formação, não pode ser uma equipa feita sem essa ligação forte, e os resultados desportivos têm de aparecer fruto do trabalho feito de base, e não fruto de uma constante busca dos melhores jogadores para que se alcancem", sublinha o coordenador.

"Queremos o maior número possível de atletas a praticar desporto. A prática desportiva é o nosso princípio e os resultados têm de ser a consequência do trabalho de qualidade da nossa formação e não da recruta de muitos atletas para resultados desportivos imediatos", reforça, em jeito de conclusão.

19 de Março de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas