AC Cucujães ficou com o prémio AFA Social: "Queremos transmitir valores aos atletas"

Empenhado em “transmitir valores” sociais aos seus atletas mais jovens, o AC Cucujães desenvolveu, na época 2023/2024, um conjunto de iniciativas que apelaram, sobretudo, ao lado humano de quem as protagonizou. Como recompensa, recebeu o prémio AFA Social, na Gala do Centenário da Associação de Futebol de Aveiro. “É merecido e faz-nos continuar a trabalhar nesse sentido”, diz Alexandre Santos, responsável pelos escalões jovens do clube de Oliveira de Azeméis.

O dirigente sublinha que o AC Cucujães tem uma maneira muito própria de percecionar “o que é o futebol de formação”, que assenta na procura de um ponto de equilíbrio entre a formação desportiva e humana dos seus atletas. “E não é por haver prémios ou a certificação (como entidade formadora). É porque queremos transmitir-lhes estes valores”, acrescenta Alexandre Santos.

Aliás, o responsável admite até que “nem sabia da existência deste prémio”, que vê como o “reconhecimento” de um projeto que procura ir mais além do que o simples sucesso desportivo. “Organizamos tudo a pensar na formação dos nossos atletas, neste caso no aspeto humano”, salienta o dirigente.

Ao longo da última época, os jovens atletas do AC Cucujães passaram um dia com meninos portadores de deficiência, na Cruz Vermelha, e visitaram o Lar Santa Teresinha, em Cucujães, para conviverem com idosos. “No Natal, fizemos uma recolha de brinquedos para os doar ao Centro de Acolhimento de São João da Madeira. Escolhemos recolher brinquedos para que fosse o nosso atleta a tomar a iniciativa de dar algo de ele próprio para meninos desfavorecidos”, completa Alexandre Santos.

Fotografia
Atlético Clube Cucujães

7 de Julho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas