A vida de João Silva pode ter mudado mas o hábito de marcar golos perdura

João Silva é, por norma, titular no ataque dos Canários de Bustelo, mas uma semana exigente no trabalho, que o obrigou a faltar a dois treinos, levou-o a sentar-se no banco na visita à casa do Padrão, na 13.ª jornada da liga do futebol popular de Ovar. O brasileiro compreendeu a decisão do treinador e, assim que entrou, revolucionou o jogo, com dois golos e a assistência para o tento que valeu o triunfo, por 4-3. “A partir de agora, quero marcar, no mínimo, dois golos por jogo”, atira, entre sorrisos, o avançado.

Natural do Recife, Brasil, João Silva decidiu, há oito meses, mudar-se para Portugal “à procura de uma qualidade de vida melhor”. Licenciado em Gestão Empresarial, espera fazer por cá uma pós-graduação e singrar na área. Enquanto não chega a documentação para poder tratar da inscrição, o jovem, de 22 anos, trabalha como jardineiro, juntamente com o irmão. “Nunca tinha trabalhado nisso. Tem sido uma experiência boa. Está a ajudar bastante ao meu crescimento”, acredita.

Pelo meio, descobriu o futebol popular de Ovar, um pouco por acaso. Passou as férias a disputar peladinhas com o seu patrão, André Silva, que na época passada atuou no Sporting de Espinho. “Eu pedia-lhe para ver se conseguia um clube para eu e o meu irmão podermos jogar”, oportunidade que surgiu sem aviso prévio. “Um dia, estávamos no café e chegou lá uma pessoa dos Canários. Ela disse-nos para irmos lá fazer um teste e ficámos”, recorda.

De lá para cá, tem dividido o seu tempo entre o futebol e a jardinagem. Só que o trabalho tem-lhe ocupado os dias de tal forma que, na semana passada, viu-se obrigado a faltar a dois treinos, razão pela qual o seu treinador decidiu fazê-lo sentar-se no banco no jogo com o Padrão. “Entendi a decisão”, garante o avançado, que assim que foi lançado em campo marcou o 2-0. O adversário respondeu e conseguiu empatar, mas o brasileiro haveria de voltar a marcar pouco depois. A equipa da casa haveria de tornar a igualar o resultado, mas os Canários de Bustelo acabariam mesmo por vencer, graças ao golo apontado por Pedro Marques, a passe de… João Silva, pois claro.

“Quando entrei, o treinador disse-me que tinha de desequilibrar o jogo. Mais do que isto seria difícil”, graceja o avançado, que se diz impressionado com o que encontrou na liga do futebol popular de Ovar. “É um campeonato bem organizado e a qualidade também é boa. É 'bacana' a proximidade que o pessoal da liga tem com os atletas”, salienta, ele que já definiu os objetivos para o que resta da temporada.

Se a nível individual quer, “a partir de agora, marcar, no mínimo, dois golos por jogo”, um desejo impulsionado pelo feito no jogo do fim de semana passado, em termos coletivos a meta é chegar-se à frente na tabela. “Uma boa temporada tem de ser como campeão. Será uma tarefa difícil, mas se o grupo se unir e pensar em vitórias é possível”, remata.

São Jacinto atrasa-se
No jogo com o Padrão, João Silva não foi o único a bisar pelos Canários de Bustelo, já que o companheiro de equipa Pedro Marques e o adversário Filipe Silva acompanharam-no nessa façanha.

No topo da classificação continua o Cadinha, que saiu vencedor da cimeira de líderes com o São Jacinto, com o qual partilhava a primeira posição à entrada da 13.ª jornada. Zé Eduardo, Augusto Pereira e Carlos Gomes construíram o triunfo de 3-0 para os lourosenses.

O pódio fica, agora, completo com União da Mata e Stop FC, que também venceram no passado fim de semana. Os lamacenses bateram o Moreira Móveis (1-0) graças ao tento solitário de Mário Ribeiro, enquanto o conjunto de Esmoriz ganhou à Casa do FC Porto de Argoncilhe por 4-1, com golos de Tiago Maia, João Pedrosa e Rafael Gomes. O restante tento dos forasteiros foi apontado na própria baliza por um atleta adversário, tendo Filipe Costa reduzido pelos azuis e brancos.

Com golos de Bruno Soares e Mário Lima, o Fajões derrotou as Águias de Paradela (2-1), que reduziram por intermédio de Ruben Moreira. Por seu turno, o Jotaeme bateu os Unidos ao Café Cruzeiro por 2-0, valeram os tentos de Ivo Martins e Mário Pinto.

Quanto ao Sanguedo CVP Team foi mais forte do que a Juventus de Pedroso, vencendo por 4-1. Daniel Bastos foi a figura do encontro, ao bisar, tendo Manuel António e Marco Costa igualmente festejado pelos sanguedenses. Joel Santos reduziu para os visitantes.

Fotografia
Direitos Reservados

22 de Janeiro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas