"A Hora dos Super Quinas" fomenta a prática desportiva nas crianças de Aveiro

As escolas de Aveiro receberam com entusiasmo o projeto “A Hora dos Super Quinas”, desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e que visa a promoção da atividade física nas crianças do 1.º ciclo de escolaridade, durante uma hora semanal, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

O programa inclui um manual digital, com sessões para as 36 semanas do ano letivo, em que “o professor tem a faculdade de seguir a lógica das sessões que lá estão ou implementar à sua maneira”, explica Arménio Pinho, diretor da FPF, ressalvando que este é “um projeto nacional”, tendo atingido já “uma cobertura de 75% dos municípios”.

Entre eles está o da Mealhada, com o vereador para o pelouro do Desporto, Ricardo Santos, a sublinhar que, “desde que foi feito o convite por parte da Federação Portuguesa de Futebol, não hesitámos”. “Gostamos de ser pioneiros nestes grandes projetos e este vai muito além do futebol. É um projeto para a prática de exercício físico”, acrescenta.

Lembrando que, “num tempo em que os meninos passam o tempo de casa, que é escasso, agarrados a um ecrã”, Cristina Cabral, coordenadora do Centro Escolar do Luso, realça que “a escola é um local potenciador para desencadear o interesse pelo desporto” nas crianças, vincando que “o bem-estar físico e emocional delas depende sempre da atividade física”.

“Elas adoram. A vida delas é ação. As crianças aprendem pela ação e é em atividade que estão mais felizes”, acrescenta a responsável, com Arménio Pinho a lembrar que “Portugal ocupa, na Europa, o último lugar em atividade física”, tendência que este projeto pretende ajudar a alterar. “É nas escolas e no ensino básico que se adquirem os bons hábitos. Queremos pugnar por isso e implementar medidas motoras que levem as crianças a ser mais autónomas e felizes”, explica o diretor da FPF, acrescentando que, no futuro, o plano passa por, “em conjunto com as autarquias e agrupamentos de escolas, estar em todos os municípios do país, com atividade física”.

No distrito de Aveiro, “estamos com 100% de abrangência de municípios e queremos crescer em quantidade de escolas”, diz Patrícia Cavadas, gestora do projeto “A Hora dos Super Quinas” na Associação de Futebol de Aveiro, ressalvando que “a adesão tem sido muito positiva”.

Seleção feminina Sub-23 promove projeto
A seleção nacional Sub-23 feminina de futebol marcou presença no Centro Escolar do Luso e participou numa das atividades englobadas no projeto, ao lado de dezenas de crianças que não escondiam a felicidade por desfrutarem daquele momento.

Para a internacional portuguesa Mafalda Barboz, “é um orgulho grande fazer parte da vida delas e poder inspirá-las um bocado, não só através do futebol, mas também por aquilo que o desporto pode trazer para a vida destas crianças”.

“O desporto é uma excelente forma de elas adquirirem valores pessoais”, nota a jogadora, com Patrícia Cavadas a rematar: “Com este projeto queremos promover a atividade física e que as crianças sejam felizes, tenham experiências positivas e se divirtam. E que, no futuro, pratiquem algum desporto”.

Veja a reportagem em vídeo

16 de Dezembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas