A defesa decisiva de Hélder Costa sob a égide das repetições de penáltis na Taça de Aveiro Pecol PowerTools

Hélder Costa foi a figura do GD Regresso na vitória sobre o SC Carqueijo em jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Aveiro PECOL Powertools. O guarda-redes defendeu quatro grandes penalidades no desempate por penáltis, após o nulo no tempo regulamentar, mas só uma parada contou efetivamente, suficiente ainda assim para a equipa que milita no futebol popular de Espinho seguir em frente na prova. Isto porque o árbitro entendeu que, em três ocasiões, o guardião cometeu infração nos penáltis defendidos.

Aos 30 anos, Hélder Costa sente-se rejuvenescido na baliza do GD Regresso e as emoções intensificaram-se no jogo com o SC Carqueijo, sobretudo quando, nos momentos finais, teve de se aplicar a fundo para ajudar a sua equipa a apurar-se para a 3.ª eliminatória da Taça de Aveiro PECOL Powertools, após o empate sem golos no tempo regulamentar.

“Defendi logo o primeiro penalti, que foi importante, mas, mais do que isso, valeu a entrega de toda a equipa, porque o Carqueijo deu-nos muito trabalho na segunda parte”, explica.

O guarda-redes até chegou a defender quatro grandes penalidades, mas o árbitro entendeu que Hélder Costa não cumpriu as regras em três delas, obrigando à repetição das tentativas. “O árbitro entendeu que havia ilegalidade e não vou ser eu a dizer se ele estava errado ou não. Certo é que, na segunda oportunidade, tentei defender os remates com a mesma atitude. Valeu, pelo menos, o primeiro penálti do desempate, que acabou por ser decisivo”, afirma.

Hélder Costa sente-se orgulhoso pelo feito, mas considera que “a passagem à fase seguinte deve-se ao comportamento exemplar da equipa, e também dos adeptos, que têm vindo a ser muito importantes na forma como apoiam”.

No primeiro ano no GD Regresso, o guarda-redes, que chegou a alinhar pelo Vilanovense, admite que o novo desafio tem sido “entusiasmante”, ele que esteve algum tempo afastado do futebol. “Nos últimos seis anos não joguei porque emigrei para a Irlanda. Agora que surgiu a oportunidade de voltar a jogar, quero ajudar o Regresso a mostrar o seu valor e a recuperar o lugar que merece na tabela do campeonato”, revela.

Cinco jogos com recurso ao desempate por grandes penalidades
Ainda na 2.ª eliminatória da Taça de Aveiro Pecol Powertools, a AD Sanjoanense e a UD Mourisquense venceram por 1-0 na receção ao GD Calvão e à ACRD Mosteirô, respetivamente. O FC Pinheirense, venceu a AD Nogueira da Regedoura pelos mesmos números, registando-se resultado idêntico no triunfo do GD Ronda sobre o a ADRC Ribeira Azenha.

Relâmpago Nogueirense e ADC Lobão triunfaram por 2-0 na visita aos Leões Bairristas e CDC Macieira de Cambra, respetivamente, sendo que a ADC Sanguedo ganhou no reduto do GD São Roque por 2-1. A UD Mansores venceu a AD Valecambrense também por 2-1. A AD Valonguense também conquistou uma vitória fora de casa, derrotando o GD Milheiroense por 4-0. Já o CRC Rocas do Vouga triunfou por 3-0 na receção ao GD Mealhada, enquanto a AD Argoncilhe bateu a AR Aguinense por 3-2.

O CD Arrifanense venceu a UD Bustos nas grandes penalidades (3-2), tal como a Geração RD, no duelo com o GD Águas Boas (8-7). O FC Vaguense foi mais forte do que o FC Macieirense (3-1) no desempate por grandes penalidades, sendo que a JuveForce também venceu o CR Antes nos penáltis (4-3).

No que diz respeito ao Campeonato de Esperanças Sub-22, o líder, Florgrade FC, venceu o CD Paços de Brandão por 1-0, resultado com que a AD Taboeira triunfou no reduto da ADC Sanguedo. GD Mealhada e GDR Soutelo empataram a um golo, enquanto o SC Espinho derrotou a AD Argoncilhe por 4-1. A UD Oliveirense venceu a ARC São Vicente Pereira por 3-0.

Ainda no futebol, o CD Feirense SAD fechou, ontem, a 11.ª jornada da Liga Portugal 2 SABSEG com uma vitória por 2-0 no Estádio Municipal de Aveiro, casa emprestada do Académico de Viseu. Petkov e Vargas marcaram para a equipa comandada por Rui Ferreira, que segue no 2.º lugar da competição, com 21 pontos, menos um do que o líder, o Benfica B.

Quanto ao futsal, o líder da 2.ª Divisão Distrital, CC Barrô, venceu na visita ao Clube de Albergaria Sub-21 por 6-3. O GRC Ossela B também venceu fora de casa, derrotando o Always Young por 6-5, enquanto o CCR Maceda triunfou por 5-1 na visita à AJ Angeja. A jogar em casa, o Clube Estrela Azul derrotou o a AD Travassô por 6-1, sendo que a AD Casal venceu por 4-1 na receção ao Lamas Futsal AD. Por fim, a ACD Azagães bateu o GD Novasemente por 4-3.

No Campeonato Distrital de Futsal Feminino, a ARCA venceu por 10-0 no reduto da AD Arsenal de Canelas, enquanto o SC São João de Ver triunfou em casa diante do FC Azeméis por 7-1. O encontro fica marcado pela atitude de fair-play das encarnadas, que após a lesão de uma atleta do FC Azeméis, que deixava a equipa de Oliveira de Azeméis reduzida apenas quatro elementos, decidiram retirar uma jogadora da "quadra", permitindo um maior equilíbrio de forças até final da partida.

Fotografia
GD Regresso

9 de Novembro de 2021
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas