3ª edição da Gala do Futebol Aveirense premiou os melhores do distrito

Numa noite de festa vivida no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, com a presença de cerca de mil participantes, a Associação de Futebol de Aveiro galardoou os vários agentes desportivos que se destacaram ao longo da época, no futebol, no futsal e no futebol de praia. A cerimónia contou com a presença de Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de Elísio Carneiro, diretor da FPF e de António Santos, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, entre outros.

Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), deu o mote num discurso em que destacou todos quantos têm vindo a contribuir para a dinâmica do associativismo desportivo em Aveiro. 

Os primeiros galardões foram entregues aos mais jovens, os campeões de futebol na formação: Bom-Sucesso (Traquinas A), Feirense (Infantis AG1), Paços de Brandão (Infantis AG2), Casa Benfica Estarreja (Infantis BG1), Marfoot - Silvalde (Infantis BG2), Taboeira (Iniciados), Feirense (Iniciados, 2ª Divisão), Sporting de Espinho (Juvenis), Cucujães (Juvenis, 2ª Divisão), GD Gafanha (Juniores) e Taboeira (Juniores, 2ª Divisão). Quanto ao futsal, foram atribuídos prémios pelos títulos distritais na formação a Dínamo Sanjoanense (Traquinas), Barrô (Benjamins), ACR Vale Cambra (Infantis), Ossela (Iniciados), PARC (Juvenis) e Futsal Azeméis (Juniores).

Nos prémios de futsal feminino, o Lourosa foi galardoado pela conquista do título distrital feminino e teve quatro jogadoras no melhor “5” da época. Estefânia Santos (guarda-redes), Sara Cruz (fixo), Diana Carneiro (universal) e Raquel Vasco (pivot) foram distinguidas, com Inês Vaz (ala), do GD Gafanha, a completar o lote de premiadas. Sara Cruz conquistou ainda o prémio de melhor jogadora. 

Quanto ao futsal masculino, Barcouço e Arouca foram premiados pelas conquistas da II Divisão Distrital e Campeonato Grande Hotel de Luso, respetivamente. O prémio de melhor jogador  da principal competição distrital foi atribuído a Sérgio Costa (Arouca), e Pedro Sousa (Dínamo Sanjoanense) conquistou o galardão de melhor marcador. Eis o melhor 5 do futsal masculino: Nuno Couto (guarda-redes, AJ Fiães), Daniel Ferreira (universal, Arrifanense), Paulo Azevedo (universal, Dínamo Sanjoanense), Sérgio Costa (universal, Arouca) e Pedro Sousa (pivot, Dínamo Sanjoanense). A equipa de juniores do Ossela foi ainda reconhecida pela conquista da Taça Nacional.

No futebol feminino, Clube Albergaria e Ovarense foram distinguidas pelas conquistas dos campeonatos de sub-15 e sub-18, respetivamente, enquanto a votação aberta galardoou o seguinte melhor 7: Regina Silva (guarda-redes, Eirolense), Ana João (defesa, Cucujães), Mariana Campino (defesa, Ovarense), Joana Gomes (defesa, Ovarense), Ana Silva (médio, Murtoense), Bárbara Lopes (médio, Cucujães) e Catarina Soares (avançado, Ovarense). Bárbara Lopes recebeu o prémio de melhor jogadora e a Ovarense foi reconhecida pela subida à 1ª Liga.

Os campeões do futebol masculino também foram galardoados, com o Oliveira do Bairro, na 1ª Divisão Distrital, e o Lourosa, no Campeonato Safina, a receberem os respetivos prémios. Koneh, avançado do Lourosa, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Safina, enquanto Jonatas Santos recebeu o prémio de melhor marcador. Marco Sá (guarda-redes, Lourosa), Rúben Gomes (defesa direito, S. João de Ver), Marco Ribeiro (defesa-central, S. João de Ver), Ricardo Correia (defesa-central, Lourosa), Breno (defesa esquerdo, Esmoriz), Óscar Beirão (médio, União de Lamas), Edu Marques (médio, Lourosa), Artur (médio, Beira Mar), Koneh (médio, Lourosa), Leo (avançado, Lourosa) e Jonatas Santos (avançado, União de Lamas) dão forma ao melhor 11 do principal campeonato de futebol do distrito. 

Os melhores golos da época saíram dos pés de Katchana (Pampilhosa), no futebol, e de Paulo Ferreira (Arrifanense), no futsal. Na categoria de treinador, a vitória coube a Luís Almeida (futsal) e Ricardo Maia (futebol).

A arbitragem também foi premiada na III Gala do Futebol Aveirense. José Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da AFA, entregou os respetivos prémios a David Júnior (futsal) e Fábio Tarrafo (futebol), os primeiros classificados na categoria C3. O ex-árbitro Augusto Costa e o ex-árbitro assistente Pedro Ribeiro, receberam o prémio carreira.

A AFA não esqueceu o trabalho das seleções distritais e premiou os atletas que foram chamados pela primeira vez às seleções nacionais. Eis os atletas reconhecidos com o mérito desportivo: Vitinha (Ossela), Angélica Alves (Novasemente), Nancy (Novasemente), Bianca Costa (Novasemente), Afonso Silva (sub-15, Anadia), Nuno Martelo (sub-15, Anadia), Leonardo Brandão (sub-15, Feirense), Salomé Costa (sub-16, Clube de Albergaria), Cristiana Silva (sub-16, Clube de Albergaria), Leonor Alves (sub-16, Vista Alegre) e Rita Dias (sub-16, Ferreirense)

O trabalho desenvolvido pela comunicação social também teve a atenção da AFA que atribui o prémio de reconhecimento às rádios Azeméis FM e Butareu, e aos jornais “Defesa de Espinho” e “O Ponto” (Vagos). No âmbito da inovação na forma de comunicar, a AFA homenageou Lusitânia de Lourosa e Beira-Mar, nomeadamente com os seus canais de televisão online.

Revê os melhores momentos de um dos eventos do ano na tua AFA TV

13 de Junho de 2018
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt