Um presidente-treinador com ambição em alta no PARC

Em Pindelo, há um presidente-treinador com ambição em dar seguimento àquilo que de bom o PARC foi construindo nos últimos anos. “Foi uma conjugação de vontade e de necessidade”, admite André Pinho, que espera que as vitórias no campeonato e na Taça de Portugal, no último fim de semana, “seja uma boa base para o que resta da temporada”.

Não será, certamente, caso único, mas não deixa de ser motivo de curiosidade. André Pinho acumula os cargos de presidente e de treinador da equipa de futsal feminino do PARC, nada que seja “especialmente difícil”, diz, até porque “o tempo dedicado ao clube acaba por ser o mesmo”. O dirigente aceitou o desafio de dirigir a equipa por considerar “estar à altura do desafio” e pela “dificuldade em encontrar pessoas disponíveis que, ao mesmo tempo, oferecessem as garantias que procuramos no PARC”.

É que, em Pindelo, não se pensa só em números. “Queremos ganhar o máximo de jogos, sem abdicar dos princípios da positividade que o clube quer transimitir fora de campo”, refere André Pinho, que, ainda assim, se mostra ambicioso quanto à atual temporada. No Distrital, o clube é vice-líder, atrás do Lusitânia de Lourosa, oponente “que reuniu condições para construir uma equipa com experiência de campeonato nacional, e que tem como objetivo claro ganhar os jogos todos da temporada”. Aliás, a primeira ronda do campeonato juntou os atuais dois primeiros classificados, tendo a vitória caído para o lado lusitanista. “Foi um momento marcante”, que levou o PARC a subir o nível.

De lá para cá, só vitórias, a última das quais para a Taça de Portugal, diante do CDC Santana (6-3). “Entrámos muito fortes, e chegámos ao 4-0 antes dos dez minutos”, comenta André Pinho, que sublinha “a valia do adversário, que ainda reentrou no jogo, mas, na segunda parte, concretizámos praticamente na primeira oportunidade, e o ímpeto contrário acabou contido”.

O triunfo na Taça surgiu poucas horas depois da vitória com o Gafanha (9-1), para o campeonato, naquela que foi “a melhor exibição da época”, que permitiu ao técnico “uma gestão mais folgada das atletas, com uma divisão de minutos muito alargada, que deu para prevenir uma possível fadiga”, natural numa sequência tão apertada de jogos.

Com a procissão ainda no adro, André Pinho mostra-se confiante numa época positiva. “No mínimo, queremos fazer igual à anterior, mas temos a esperança de melhorar”, atira o técnico, que promete “fazer uma digna oposição" ao líder, "e não perdoar caso haja deslizes”.

Ronda positiva na Taça de Portugal
Para além da vitória do PARC, realce para os apuramentos de Lusitânia de Lourosa, S. Pedro Castelões e Gafanha. As lusitanistas venceram no pavilhão do Alfenense, graças ao tento solitário de Fátima Vasco.

Mais folgada foi a vitória do S. Pedro Castelões na receção ao Viseu e Benfica. 11-1 foi o resultado, construído com os golos de Carla Pinto, Beatriz Correia, Daniela Oliveira e Ana Costa, que bisaram, tendo Ana Duarte e Natália Pinho igualmente marcado. O restante tento foi apontado na própria baliza, por Lúcia Oliveira.

Quanto ao Gafanha, superiorizou-se ao Juventus Triana nas grandes penalidades, após o 1-1 registado no fim do tempo regulamentar. Fátima Pires apontou o golo das aveirenses.

A única equipa do distrito a ser derrotada na ronda inaugural da Taça de Portugal foi o Maceda, que perdeu com o Águias Santa Marta, por 10-2.

Novasemente sofre primeira derrota no campeonato
O último fim de semana não foi apenas de Taça. No Campeonato Nacional, jogou-se a sexta ronda, que trouxe o primeiro desaire da época para o Novasemente/Cavalinho. As espinhenses perderam na casa do Vermoim, por 4-3, num jogo em que até marcaram primeiro, por Lídia Fortes. Só que as locais conseguiram dar a volta, e chegaram a estar a vencer por 3-1. Daniela Ferreira ainda fez o 3-2, mas Ana Azevedo, aos 32 minutos, voltou a colocar o Vermoim a dois golos de distância. Perto do fim, Nancy Freitas reduziu para a margem mínima, mas o Novasemente/Cavalinho já não foi a tempo de evitar o desaire.

No Distrital, o PARC derrotou o Gafanha (9-1), enquanto o Lusitânia de Lourosa levou a melhor sobre o Atlético do Luso (11-0), num jogo em que Raquel completou um 'póquer' e Rita um 'hattrick'. No dia 1 de novembro, o S. Pedro Castelões derrotou o Maceda (4-2), enquanto o Gafanha acertou o calendário com um triunfo, por 5-0, diante do Atlético do Luso.

Fotografia
PARC

1 de Novembro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas