Taça de Aveiro arranca com goleada histórica

Na semana em que o Campeonato Safina e a 1.ª Divisão Distrital tiveram início, deu-se, também, o pontapé de saída da edição 2017/2018 da Taça de Aveiro PECOL. Entre as zonas Norte e Sul, foram 34 as equipas da 2.ª Divisão Distrital que entraram na primeira ronda da prova, com destaque para o Centro Recreativo de Antes, que aplicou uma goleada das antigas na deslocação a Aguim (14-0).

Perante um Aguinense que não conseguiu suster o poder atacante adversário, a formação da Mealhada partiu para um resultado histórico. Hugo Seixas marcou um golo, Cristiano dois e Paulo André apontou um ‘hat-trick’, mas as figuras de destaque foram Roberto Branco e Jorginho, cada um com um ‘poker'. 

“Enquanto sénior nunca tinha marcado um ‘poker’, diz-nos Jorginho, que não esquece “a ajuda” dos colegas. Roberto também nunca tinha conseguido tal proeza no mais alto escalão etário, apesar dos “vários ‘hat-tricks’” apontados e, apesar de não esconder que a ambição passa por “fazer o máximo de golos possível”, garante que não entrou em campo “a pensar no número de golos que podia fazer, porque o importante é que a equipa ganhe".

O avançado, que representava o Gafanha na temporada passada, foi protagonista de uma transição pouco comum, ao deixar para trás o Campeonato de Portugal para representar o Antes na 2.ª Divisão Distrital. “Uma questão de mudança de atitude por parte das pessoas que estavam no Gafanha” fê-lo repensar a sua posição e “a imagem que queria continuar a ter no futebol”, e a gota de água chegou com “o despedimento do treinador com quem já trabalhava há várias épocas”.

A possibilidade de chegar à II Liga começava a ser curta e, aos 28 anos, o avançado “quis trocar para algo a que não estava habituado”, com “objetivos completamente diferentes”. O Antes estava atento e o projeto aliciou-o, já que o clube teria “aquilo que nunca teve: uma equipa que lute para subir imediatamente, com jogadores de qualidade e um grupo muito forte, que o leve a outros patamares”.

E a verdade é que o primeiro jogo oficial da temporada não podia ter corrido melhor. Foram 14 golos sem resposta, que provam “a união do grupo” e “a qualidade do que está a ser construído”.

“Nós esperávamos que a pré-época fosse melhor em termos de resultados, e as pessoas, apesar de nos reconhecerem qualidade, estavam receosas de que chegássemos aos jogos a contar e não conseguimos transformar essa qualidade em bons resultados. Mas quisemos entrar com tudo e os jogadores aproveitaram a oportunidade”, sublinha.

O médio Jorginho, por seu lado, admite que esperava mais dificuldades, mas elogia a capacidade do grupo que representa, que “tornou as coisas fáceis”. “Sabemos que temos uma grande equipa, mas íamos jogar contra uma equipa que não conhecíamos bem. Ainda assim, entrámos muito fortes, a pressionar alto, e não deixámos o adversário jogar o seu futebol. Os golos foram aparecendo e chegámos a esse resultado”, lembra.

Agora, segue-se o campeonato, mas o experiente Roberto Branco assegura que “não há qualquer euforia em torno deste resultado”, e que o plantel “está consciente de que foi apenas uma vitória e que os próximos jogos não serão tão fáceis”. 

Mesmo assim, os objetivos são claros, e não há quem os esconda. “Em termos pessoais, quero jogar grande parte dos jogos, e tentar fazer muitos golos e assistências. Em termos coletivos, queremos ser campeões e subir de divisão”, aponta Jorginho, que deixa espaço ao toque final, dado por Roberto:

“O nosso grande objetivo é ficar em primeiro lugar e, consequentemente, subir de divisão, e o objetivo secundário que o plantel implementou é tentar terminar a época sem derrotas. É isso que vamos tentar fazer. Queremos a subida e, se possível, sem derrotas”.


Confere todos os resultados da 1.ª Eliminatória da Taça de Aveiro PECOL aqui:

Zona Norte

ADC Lobão 2 x 0 Real Clube Nogueirense
UD Fermedo 3 x 2 CCR Válega 
JA Pessegueirense 2 x 0 AC Sabariz
CDC Macieira de Cambra 1 x 2 AD Argoncilhe
AD Santiais 0 x 2 CD Arrifanense
CCR Vila Viçosa 0 x 2 ADC Sanguedo 
AD Nogueira da Regedoura 1 x 0 CCR S. Martinho
GD S. Roque 2 x 0 FC Pinheirense
CRC Rocas do Vouga 2 x 5 CD Furadouro

Zona Sul
GD Águas Boas 2 x 4 GD Beira-Vouga
AD Paredes Bairro 0 x 3 AD Valonguense 
AD Requeixo 0 x 4 AD Freguesia Santo André 
AR Aguinense 0 x 14 CR Antes
LAAC 4 x 0 ADC Sosense 
ADC V. Nova Monsarros 0 x 2 Mamarrosa FC
CRAC 0 x 1 CD Luso
UD Bustos 1 vs 0 ADRC Ribeira

21 de Setembro de 2017
Pedro Fernandes
pedrofernandes@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas