Inácio furou a reforma para ajudar o Futsal Azeméis a vencer na Liga SportZone

Mais de onze meses depois de ter anunciado o fim da carreira, Inácio decidiu tirar uma licença da reforma e, na última jornada da Liga SportZone, ajudou o Futsal Azeméis a vencer no pavilhão do Aves (3-2). “Quer se queira, quer não, isto tinha tudo para dar mal”, atira o guardião, entre sorrisos, mas tudo correu pelo melhor. É para continuar? “Para já, vou estar no próximo jogo. Depois, logo se vê”, refere.

Esta é uma história que prova que, no mundo do desporto, tudo é possível. Em janeiro deste ano, Inácio, guarda-redes que ajudou o Futsal Azeméis a subir da 1.ª Divisão Distrital à Liga SportZone, decidiu colocar um ponto final na carreira. “Deveu-se um pouco à idade (36) e à disponibilidade. O meu filho já começa a exigir mais de mim, e as questões familiares começam a ser mais exigentes”, explica o guardião, elogiando a ação do clube em todo o processo: “Nunca colocou entraves e sempre me colocou à vontade”.

Essa postura ajudou a que, num momento de aflição, não tenha sido especialmente complicado ao Futsal Azeméis convencer Inácio a regressar ao ativo. “Com a lesão do Cristiano e a expulsão do Gerson, fui abordado pelo treinador, o Canavarro, para vir dar uma ajuda nesta situação complicada, e não consegui dizer que não”.

A única preocupação do guardião foi perceber se estava à altura do desafio. “Para ser um 'cone' não valia a pena”, diz, em tom de brincadeira, mas uma semana de treinos dissipou as dúvidas. Também ajudou o facto de nunca se ter desligado do clube, “as brincadeiras com a equipa B”, e o papel de treinador de guarda-redes que desempenha nos juniores.

Inácio também percebia que esta “era uma altura crucial para a equipa, que não estava a atravessar o melhor momento, e era uma oportunidade para dar a volta ao texto”. No pavilhão do Aves, o Futsal Azeméis venceu por 3-2 e fechou uma série de três derrotas consecutivas na Liga SportZone. Na baliza, Inácio teve algumas intervenções importantes. “Não acho que tenha sido um jogo do outro mundo, mas para quem esteve parado tanto tempo, ter feito uma semana de treinos e conseguido um bom desempenho na Liga principal do futsal português foi quase como um conto. Foi o reviver e o recordar de momentos áureos”.

Estará Inácio preparado para acrescentar, novamente, um ponto final a esse conto? “O meu receio era remexer no interior. O 'bichinho' está cá. Esta parte do voltar a sentir a borracha nas mãos é que mexe sempre um pouco, e fico tentado a algo mais, mas tenho que ter consciência que não estou a ir para novo. Sempre disse que enquanto tiver gozo no que estou a fazer, faço. Quando isso não acontecer, já pondero”.

Viseu 2001 apanha Saavedra Guedes na 2.ª Divisão Nacional
Para lá do contributo de Inácio, a vitória do Futsal Azeméis na vila das Aves foi carimbada com os golos de Paulinho Roxo, que bisou, e Tiago Sousa.

Na Série C da 2.ª Divisão Nacional, o Saavedra Guedes perdeu em Viseu (4-1) e foi apanhado no topo da tabela pelo conjunto viseense. Pedro Carvalho ainda adiantou os de Pardilhó, mas Daniel Ramos empatou de pronto. Na segunda parte, André Galvão e Daniel Ramos, que completou um 'hattrick', construíram o triunfo dos locais.

Em alta continua o Sporting de Silvalde, que venceu, em S. Pedro do Sul, o Unidos Estação, por 2-0. João Teixeira e João Almeida, ainda na primeira parte, construíram o resultado.

Já o Covão do Lobo, empatou a cinco golos com o ABC Nelas. Num jogo de parada e resposta, os Lobitos viram os visitantes operar a reviravolta aos 37 minutos, mas Flávio Carrinho conseguiu salvar o conjunto de Vagos da derrota já perto do fim.

Quanto ao Ossela, sofreu uma derrota pesada na receção ao Amigos Abeira Douro (10-3). Vítor Pacheco, Paulo Pacheco apontaram os golos dos oliveirenses, tendo o restante sido marcado na própria baliza por um atleta forasteiro.

Fotografia
Futsal Clube Azeméis

17 de Novembro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas