Gil Dias já encanta no Calcio

Em Florença, Itália, há um menino, nascido há vinte anos na Gafanha da Nazaré, a encantar os 'tiffosi' viola. Gil Dias saltou do banco para fechar a goleada da Fiorentina em Verona (5-0), na estreia a vencer do clube na Serie A, e deixou água na boca nos experts locais.

A história do internacional Sub-21 português já aqui foi contada, mas, à semelhança da sua velocidade, os novos episódios da carreira sucedem-se a um ritmo estonteante. Depois de uma temporada impressionante no Rio Ave, com seis golos apontados na Liga, Gil Dias foi chamado à base para cumprir a pré-temporada com o Monaco, que o havia cedido aos vila-condenses. Leonardo Jardim até lhe deu a oportunidade de se estrear na Ligue 1, na goleada ao Dijon (4-1), mas o mercado levou o avançado para Florença.

Na apresentação, lembrou Rui Costa, maestro viola entre 1994 e 2001, e prometeu tudo fazer para “apontar muitos golos” e ajudar um clube com “uma grande história”. Gil vai fazendo por cumprir a promessa, e até já se estreou a marcar. Em Verona, o atacante fechou o triunfo da Fiorentina por 5-0, num golo 100% lusitano, já que a assistência pertenceu a Bruno Gaspar.

Os elogios não demoraram. Alfredo Pedullà, influente jornalista italiano, dedicou-lhe um artigo de opinião cujo título diz praticamente tudo: “Técnica, ideias e velociadade: Gil Dias, a primeira vez nunca se esquece”. Ao longo de um extenso texto, o autor elogia-lhe “as mudanças de ritmo nos últimos trinta metros”, e um “reportório técnico refinado, combinado com um caráter forte”, qualidades que fazem do camisola 28 uma das sensações de uma renovada Fiorentina, ainda à procura da sua nova identidade.

Fotografia
Facebook Gil Dias

11 de Setembro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
22 de Setembro de 2016
O domador do leão
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas