Amigos, amigos, futebol à parte
O jogo grande da 10.ª jornada do Campeonato Safina colocará, frente a frente, os dois treinadores mais jovens da prova. Ricardo Maia procura que o seu S. João de Ver destrone o Esmoriz do amigo e antigo companheiro de equipa Narciso Ratinho, que lidera a competição. Hoje com 28 anos, ambos admitem que o reencontro será especial, mas já diz o ditado: amigos, amigos...futebol à parte.

Cruzaram-se pela primeira vez nas camadas jovens do Feirense, onde partilharam o mesmo balneário. Foi há cerca de uma década, e com eles jogava Luís Tiago, defesa que, entretanto, abandonou a modalidade. O antigo jogador dos fogaceiros recorda um Ricardo Maia “que era muito respeitado e admirado por todos no balneário”, enquanto Narciso Ratinho “era brincalhão, mas um bom colega”.

Com o passar dos anos, ambos deixaram as chuteiras, mas não se desligaram do futebol. Seguiram a carreira de treinador, que os colocará, no domingo, pela primeira vez, frente a frente.


“O Narciso é um velho amigo. Jogámos juntos na formação do Feirense, e mantemos uma boa relação. É alguém que respeito, mas domingo será um adversário”, refere Ricardo Maia, que, antes do apito inicial, lhe irá desejar que “tudo lhe corra pelo melhor dentro do fair-play habitual, mas quero a vitória para a minha equipa”.


Narciso Ratinho recorda-se dos momentos partilhados com Ricardo Maia na juventude. Afinal, “não foi assim há tanto tempo”, ressalvando a boa relação que mantém com o antigo companheiro de equipa, rival no próximo domingo. “Quero a melhor sorte do mundo para ele desde que ela não colida com a minha”, remata.

Juventude não atrapalha
O simples facto de serem os dois treinadores mais jovens do campeonato não traria grande curiosidade para o duelo, mas se atentarmos à classificação do Campeonato Safina, a história ganha redobrado relevo.

O Esmoriz de Narciso Ratinho é o primeiro classificado, lugar por onde já passou o S. João de Ver. “Mais do que a idade, a experiência pesa em algumas coisas, mas o trabalho desenvolvido é o mais importante”, acredita o técnico que lidera o campeonato, enquanto Ricardo Maia admite não ser “muito comum assistirmos a um jogo de seniores com dois treinadores tão jovens, mas é apenas isso”.

Luís Tiago, antigo companheiro de equipa de ambos, acredita que a juventude não lhes retirará discernimento. “São muito inteligentes, focados e realistas das suas capacidades”, diz.

Bom jogo em perspetiva
Mais do que o simples duelo entre os dois treinadores, frente a frente estarão “dois clubes com história, que estão bem posicionados e que vão lutar para vencer”, diz Ricardo Maia, que espera ver a sua equipa reagir bem à primeira derrota no campeonato, na última ronda, em Oliveira do Bairro: “Todas as equipas que sofrem desaires querem dar uma reposta o mais rápido possível. A nossa crença em voltar às vitórias é grande”.

Do outro lado estará um Esmoriz que procurará segurar a liderança do Campeonato Safina, lugar que tem saltado de equipa para equipa nas últimas jornadas. “É um sinal da competitividade deste campeonato”, diz Narciso Ratinho, que apenas pensa em vencer. “Esperamos que seja um bom jogo, entre duas boas equipas, e que o resultado nos favoreça”, atira.
11 de Novembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas